Título: Zodiac
Ano: 2007
Realização: David Fincher
Interpretes: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr….
Sinopse: Em San Francisco, um cartoonista torna-se num detective amador, obcecado em resolver o mistério do assassino Zodiac.
Baseado em factos verídicos este longo filme retrata o misterioso caso de vários assassinatos nos Estados Unidos da América. Durante anos o criminoso conseguiu enganar a polícia, e auto-intitulava-se de “Zodiac”. Este é mais um triller de suspense realizado por David Fincher (Seven, Panic Room e Gone Girl). Além de uma história intrigante, o elenco é de peso. Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. fazem parte desta teia onde jogos de manipulação estão presentes num rol de emoções com um mistério que não parece ter fim. “Zodiac” consegue agarrar o espectador à cadeira pois o seu enredo é viciante e ficamos com curiosidade de saber mais e mais. A história apesar de verdadeira, tem contornos quase ficcionais, de um conjunto de crimes “quase” perfeitos. O estilo “Noir” continua presente nas obras cinematográficas de Fincher e este não é exceção.
O que considero imperfeito nesta película de suspense será provavelmente a sua duração. Apesar de ser um caso longo, existem muitos momentos “mortos” que deviam ser colmatados com alguma ação evidente. Apesar da história interessante o filme devia diminuir o seu tempo de antena. Os desempenhos dos atores estão excelentes. Robert Downey Jr. não deixa de lado a sua personalidade excêntrica e até nos faz lembrar o Homem de Ferro. Mark Ruffalo lidera a equipa policial e Jake Gyllenhaal depois de “O Segredo de Brokebreak Mountain” voltava a desempenhar papéis mais negros, tal como já tinha feito em “Donnie Darko”. O protagonismo está devidamente partilhado por este trio de atores. “Zodiac” é um filme criminal que nos faz pensar sobre a verdade. E não se esqueçam de definir o motivo e a oportunidade do crime. O blogue atribui 3,5 estrelas em 5.