O apresentador britânico James May aventura-se nas terras nipónicas na descoberta das tradições mais antigas do Japão. Numa viagem de 6 episódios conhecemos os segredos que este país esconde. Com uma produção especial da Amazon Prime Video, somos transportados para a Ásia e um país rico em fortes costumes.
Começamos a aventura deste documentário na ilha mais a norte do Japão, Hokkaido. O frio faz-se sentir e James May é puxado por um trenó de cães pelo gelo, e experimenta pela primeira vez uma luta de bolas de neve profissional. Ainda é convidado a entrar no restaurante mais pequeno, muito comum naquela região, onde todos sentem-se à vontade para conviver. James consegue amizade com um monge local e juntos sobem a montanha pelo frio e gelo. No final descontraem com um banho num onsen. A experiência do Japão não podia estar completa com uma ida a Tóquio, Osaka e Kyoto. A experiência de James é mesmo desvendar a barreira por estas tradições. Conhece um mestre fabricante de espadas samurais, participa num karaoke, tem um encontro com uma gueixa que lhe ensina a cerimónia do chá e a tocar um instrumento típico, visita os principais monumentos com um robô falante, participa no treino de sumo, vai pescar o seu próprio polvo e cozinha-o, entra numa luta de robôs, visita Hiroshima, e até é participante num festival dedicado ao pénis. Podem encontrar tudo isto e muito mais neste documentário bastante divertido e que não aborrece.
“James May: Our Man in Japan” é uma odisseia de descoberta num país fantástico. A língua não é problema, pois são pessoas muito humildes e carinhosas. Deu-me imediatamente vontade de viajar novamente até ao Japão. Para quem ainda não conhece estive lá no ano passado e os posts podem ler em baixo, juntamente com os vídeos que gravei.