Título: A Dog’s Purpose
Ano: 2017
Realização: Lasse Hallström
Interpretes: Josh Gad, Dennis Quaid, Peggy Lipton…
Sinopse: Um cão procura pelo seu propósito na vida, enquanto nasce várias vezes e com diferentes donos.
Filmes com animais emocionam-me sempre. Não existe volta a dar. “Juntos para Sempre” não foi excepção, passados cinco minutos de começar, lá estava eu de lágrima no olho. Acho que passei todo o filme assim. De lágrima no olho.
Esta é a história de um cão que procura o seu verdadeiro dever na Terra. Porque nascemos? Deve existir algum propósito, certo? Essa busca vai levar o nosso protagonista por várias vidas, donos e desafios diferentes na procura sobre o que é certo. O destaque aqui é mesmo para os animais.
Apesar da polémica de maus tratos, durante as filmagens deste filme. Existe um vídeo a provar, a recusa e o medo de um cão pastor alemão para o salto numa piscina com água agitada, e a ser obrigado pelo treinador a fazer a cena. Tal assunto foi comentado como razão para o boicote ao filme. Não sei como ficou esta situação, mas evidentemente que se estamos a produzir um filme com animais, devemos promover o carinho pelos bichos de estimação, e apelar à sua proteção. E não ao contrário. Infelizmente muitos animais, seja cães, gatos, e outros são vítimas de maus tratos pelos donos e devemos estar atentos a essas situações. “Juntos para Sempre” devia sensibilizar para essa realidade atual.
Continuando a comentar o filme, esta é uma narrativa familiar. A história é bastante simples e foca-se no mamífero de quatro patas, representado por várias formas diferentes. Um filme para adultos e crianças que faz rir, mas ainda tem algum drama. Concluindo é um filme feliz. Pode não acrescentar nada de novo, mas é uma boa influência, principalmente para quem gosta de animais. Aliás foi engraçado em algumas situações, perceber como os cães pensam. Concluindo este é um filme simples, mas descontraído. Vale a pena se procuramos algo assim para assim. O blogue atribui 3,5 estrelas em 5.