Crítica: Footloose – A Música Está do teu Lado

Um rapaz da cidade, muda-se para uma pequena vila onde a música e a dança foram banidos. O seu espírito rebelde vai abalar a comunidade.

Título: Footloose
Ano: 1984
Realização: Herbert Ross
Interpretes: Kevin Bacon, Lori Singer, John Lithgow…
Sinopse: Um rapaz da cidade, muda-se para uma pequena vila onde a música e a dança foram banidos. O seu espírito rebelde vai abalar a comunidade.

Um clássico do cinema musical que junta-se a outros como “Dirty Dancing“, “Flashdance” e “Fame“. A moda dos anos 80 baseava-se muito em filmes sobre dança. Em “Flootloose” a dança é um grito de revolta dos adolescentes que vivem oprimidos e com demasiadas regras na pequena vila de Bomont. A chegada de Ren (Kevin Bacon) um rapaz da cidade que não percebe como alguém pode proibir a música, começa um mote de rebeldia inesperado e o qual os adultos não conseguem controlar. O plot com origens adolescentes não se foca nos sabores e dissabores do pico da juventude. Concentra-se apenas nos ritmos alucinantes e na energia fulminante que a música tem sobre nós. Em Bomont culpam a música pelos maus comportamentos dos jovens. O pastor da vila encontra na música o bode expiatório para o uso abusivo de drogas, condução a alta velocidade e até a morte que ocorreu numa ponte. Ren vai mudar as mentalidades dos habitantes, referindo que a música é inofensiva e apenas é impossível vivermos sem ela.

Os anos 80 estão claramente representados nesta obra cinematográfica. A banda sonora é dos factores mais importantes e aquele que mais destaque conseguiu. Música com tons vibrantes com a mistura rock e pop que fazem o pés moverem-se sozinhos. A adrenalina expectante em que a única preocupação é arranjar par para o baile. A atuação de Kevin Bacon, ainda um jovem conseguiu exceder as expectativas. O ser ar rebelde e os passos irrequietos que acompanham a música com gestos pertinentes, tornam-no na melhor escolha para o papel.

O factor mais desleixado do filme é a previsibilidade do enredo. Algumas personagens mudam rapidamente de personalidade quando aceitam ações que inicialmente recusavam. Contudo “Footloose” é um clássico do cinema musical com muita dança e boa música. O blogue atribui 3 estrelas em 5.

Rating: 3 out of 5.

Autor: beautifuldreams

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: