Título: The Boy in the Striped Pyjamas
Ano: 2008
Realização: Mark Herman
Interpretes: Asa Butterfield, David Thewlis, Rupert Friend…
Sinopse: Durante a II Guerra Mundial a história negra vista pelos olhos do inocente Bruno, um menino de oito anos filhos de um Comandante Alemão de um campo de concentração. A sua amizade proibida com um menino judeu vai trazer consequências irreversíveis.
Os filmes sobre a época negra das Grandes Guerras são sempre terríveis de ver. “O Menino do Pijama às Riscas” é igualmente cruel. Contudo conhecemos a perspectiva da guerra sobre o olhar inocente de Bruno. Filho de um comandante alemão dum campo de concentração.
Bruno, trava uma amizade inesperada com Schmuel, um menino judeu de oito anos. Ignorantes ao mundo que os rodeia, questionam-se sobre o certo e o errado e porque os separam com arame farpado. Esta é uma obra cinematográfica baseada na inocência da criança,retratada na obra literária de John Boyne.
A sequência da história é bastante simples e avança metodicamente até chegar ao climax final. Esta obra cinematográfica é apressada e nisso consegue o seu ponto negativo. Devia explorar mais a sua envolvente histórica. Contudo o filme é bom e foca-se muito na sua componente dramática. A mensagem prova que as crianças não conseguem ver desigualdade em crenças e religiões e que conseguem ser felizes com pouco. “O Menino de Pijama às Riscas” é um filme que nos faz pensar um pouco sobre a desigualdade que vivemos e as lutas que travamos. O blogue atribui 3 estrelas em 5.