Crítica

Crítica: O Herói de Hacksaw Ridge

hacksaw-ridge-1

Título: Hacksaw Ridge
Ano: 2016
Realização: Mel Gibson
Interpretes: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey…
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial um aspirante a médico, Desmond T. Doss serviu durante a batalha de Okinawa e recusou-se a matar pessoas. E foi considerado o primeiro americano da história a receber Medalha de Honra sem disparar um único tiro.

hacksaw-ridge-3

Mel Gilbon voltou a estrear-se na realização. Depois de “Braveheart“, “Apocalypto” e “A Paixão de Cristo“, Gibson voltou a fazer pesquisa em factos verídicos para mais uma obra cinematográfica histórica. O filme é baseado em Desmond Doss (Andrew Garfield) o herói de guerra que recusou-se a tocar numa arma, mas mesmo assim salvou a vida a várias pessoas. Fico sempre curiosa com estes tramas dramáticas humanitárias. Dificilmente acreditamos em algo assim, mas são  histórias que merecem ser conhecidas. Num ambiente de guerra, Gibson, provou que é mais do que um grande ator. Mantém um fluxo linear, não muito longo que capta a atenção do espectador. Apesar do difícil cenário, o realizador até foi simpático. Poupou às cenas do duro treino dos militares e focou-se mais parte romântica da situação. Contudo as cenas de guerra são imparáveis. Bombardeamentos, explosões, tiros, sangue, feridos, dão a ação necessária ao filme que parecia estar a esmorecer. Apesar de gostar do tema, canso-me imenso a ver filmes de guerra, mas com este não aconteceu. Não queria perder nem um momento de toda a atitude heróica de Desmond.

hacksaw-ridge-2

Andrew Garfield assume o protagonismo nesta obra cinematográfica. Não sei porque estava com dificuldades em associar este ator a papéis dramáticos. Talvez por ainda considerar que tem aspecto de adolescente, ou porque o seu papel de Fantástico Homem-Aranha ainda está muito fresco na minha memória. Com o decorrer do filme fui-me habituando, e não é que me surpreendeu. Segundo declarações do próprio ator, a sua nomeação para o Oscar foi provavelmente um engano. Não considero, Garfield está a ser um ator promissor e tem evoluído bastante. Sim porque recentemente também estreou o filme “Silêncio” de Scorcense que o mantém no protagonismo. Uma falha no cast foi provavelmente a escolha de Vince Vaughn para Sargento Howell, não é este um ator de comédia? Por esse motivo não levei esta personagem muito a sério. O filme é intenso e com planos verosímeis sobre a perigosa guerra que foi Hacksaw Ridge. Além disso conta uma história inspiradora de sobrevivência que sobressai o carácter humano. Quem é que não gosta de um drama destes?  O blogue atribui 4 estrelas em 5.

golden_star2golden_star2golden_star2golden_star2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s