Título: Mandela: Long Walk to Freedom
Ano: 2013
Realização: Justin Chadwick
Interpretes: Idris Elba, Naomie Harris, Terry Pheto…
Sinopse: Uma crónica da vida de Nelson Mandela, desde a sua infância numa vida rural até à inauguração da primeira república quando foi declarado Presidente da África do Sul.
A história da vida de Mandela não dava apenas um filme. A sua vida conseguia preencher vários. Mesmo apesar de ter ficado preso 27 anos da sua vida. Mandela: Long Walk to Freedom apresentava-se como um excelente candidato aos Oscars, mas o seu argumento demasiadamente evasivo e complexo não permitiu que conseguisse o prémio. Valeu-lhe o Oscar de melhor canção original pela voz e som dos U2 com “Ordinary Love“. O filme com episódios da infância de Nelson Mandela. Infância essa marcada pela vida nas tribos sul-africanas. Depois de se tornar homem, num ritual tribal decide encaminhar-se para a cidade de Joanesburgo e aí opta por tornar-se advogado. Inconformado com o estado social e político do país, decide agir. É preso e por aí fica por 27 longos anos. Quase esquecido, é recuperado e volta a ser um homem livre. Chega para governar o seu país quando é escolhido para presidente de um país ainda danificado pelo arpatheid. Além do contexto político, a vida pessoal de Mandela é também apresentada de uma forma íntima.
Apesar de apresentar uma história linear, esta obra cinematográfica apresenta muitas lacunas. Faltas de explicação de acontecimentos, bruscas mudanças nas personagens e uma condensação precoce da vida de Nelson Mandela. O argumento merecia uma história mais completa e inspiradora. Não o teve. No entanto é de apreciar as interpretações de Idris Elba e Naomie Harris que viveram as suas personagens. Desta feita conhecemos não só a história de Nelson Mandela, e do bem que conseguiu para o seu povo, mas também conhecemos a mulher detrás do homem. Como já nos diz o ditado. Confesso que só depois de ler na Wikipédia consegui perceber melhor o filme, que tal como disse apresenta falhas historiais. O blogue atribui 3 estrelas em 5.