Séries

Convite Para a Morte de Agatha Christie

and-then-there-was-none-2

A criatividade de Agatha Christie volta sempre para nos surpreender. Nesta mini-série de três episódios e baseada no seu livro  mais complexo “And Then There was None“, foi produzido pela BBC em 2015 e com a presença de ilustres atores britânicos como Charles Dance e Aidan Turner. Esta foi a minha escolha para o Halloween deste ano. Mistério, suspense, intriga e muita reviravolta é o que se pode esperar deste, mas afinal quem é o assassino?

Aos poucos e poucos conhecemos as personagens, mas não é tarefa fácil. Temos observar com atenção oito convidados a um jantar numa ilha, e dois governantes da casa da família Owen. Os gestos, expressões e olhares, tudo deve ser avaliado pelo espectador com o propósito de descobrir a verdade. Conforme avança a história percebemos que cada um dos presentes esconde o seu dity little secret, e cada um deles já esteve voluntariamente ou involuntariamente envolvido numa morte. “And Then There Were None” descreve o seguinte poema sobre 10 indivíduos que um a um morre sem explicação.

“Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;Um deles se engasgou, e então ficaram nove.Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!Um deles cai no sono, então ficaram oito;Oito negrinhos vão a Devon em charrete;Um deles quis ficar, então ficaram sete.Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eisQue um deles se corta, então ficaram seis;Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco;A abelha picou um, e então ficaram cinco,Cinco negrinhos vão ao fórum, a tomar os ares;Um deles foi julgado, então ficaram dois pares.Quatro negrinhos vão ao mar; a um tragou de vezO arenque defumado, e então ficaram três.Três negrinhos passeando no zoológico. E depois?O urso abraçou um, e então ficaram dois.Dois negrinhos brincando no sol, sem medo algum;Um deles se queimou, e então ficou só um.Um negrinho está sozinho, é só um. Ele se enforcou, e não sobrará nenhum.”

and-then-there-was-none-1

Não pensem que vou dizer quem é. Tem de ver e descobrir, até porque só mesmo no fim o véu é levantado. Vamos desconfiando, mas nunca sem ter a certeza. A história é profunda e enigmática. Conhecemos cada um dos presentes e afeiçoamos-nos às suas personalidades. Com o desenrolar da história vamos ficando cada vez mais curiosos com o desfecho. O bom argumento e rigorosidade dos atores permite ocultar quem verdadeiramente são, o que dificulta a descoberta. Segunda a crítica “And Then There Were None” é dos livros mais aclamados da escritora Agatha Christie, devido à complexibilidade textual e profundidade das personagens.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s