Crítica

Crítica: O Exame

exam1

Título: Exam

Ano: 2009

Realização: Stuart Hazeldine

Interpretes: Adar Beck, Gemma Chan, Nathalie Cox…

Sinopse: O últimos oito concorrentes para o exame final de um emprego de sonho estão presos numa sala para o teste decisivo. Apenas com uma questão, tudo o que parecia simples, muda, quando são confrontados pela indecisão, medo e confusão.

exam2

Este é um filme sobre sobrevivência humana. O que farias se estivesses fechado numa sala com um grupo de estranhos a lutar pelo emprego da tua vida? Bem a resposta podia ser “Ser o mais aplicado e sincero, aí os responsáveis  viam que eu seria o melhor para o cargo”. Em “Exam” o caso complica-se, o grupo de desconhecidos terá de responder apenas a uma pergunta para passar, mas qual é essa pergunta? Ninguém sabe. O enigma do filme “prende” o espectador do início ao fim. Quando sobre a pressão, começam a desconfiar um dos outros a tensão entre todos aumenta. Além disso existe um conjunto de regras que se quebrarem estão automaticamente desqualificados da competição. “Exam” é um filme cheio de suspense onde a psicologia humana é posta à prova.

exam3

O filme pode não ser um conhecido blockbuster, mas o seu factor misterioso torna-o interessante. De género indie e sem atores “hollyodescos”, “Exam” esconde-se a olhos vistos. O cenário é sempre o mesmo, uma sala com oito desconhecidos de raças diferentes tornam este filme diversamente cultural. Compreendemos inteiramente as angústias de cada personagem e a sua posição na sociedade. Percebemos mais tarde que este também não é um mundo normal, o exterior está contaminado. Não posso falar muito sobre o desenvolvimento do filme, porque danifica a sua essência, sobretudo o final que foi imprevisto. Para quem não conhece aconselho, e não temam estes filmes que não foram reconhecidos, porque podem surpreender. O blogue atribui 3,5 estrelas em 5.

golden_star2golden_star2golden_star2golden_star2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s