Listas

O Cinema e o Desporto

Cada vez fala-se mais de uma vida saudável, tanto a alimentação como a actividade física regular é importante, para vivermos mais e com mais qualidade. No cinema existem filmes desportivos que nos marcam, onde o suor, rivalidade, ambição e luta constante pela vitória são retratados. Seja pelo sucesso ou derrota o importante é dar tudo de nós. A pensar nisso e a apoiar uma vida mais saudável para todos, pois não é só no Verão pela praia que nos devemos preocupar com o nosso corpo, mas sim tudo o ano, o Beautifuldreams realizou uma lista dos melhores filmes desportivos.

still-of-kirsten-dunst-in-bring-it-onBring it on (2000), acompanha um grupo de cheerleaders com situações típicas da idade no ensino secundário com o elenco liderado por Kirsten Dunst. Num filme teen um grupo de raparigas aplaude e apoia a equipa da sua escola. Com saltos altos, elevações, espargatas e piruetas no ar este não é um desporto para todas. Além de toda a ginástica, tens que ser bem coordenada e saber cantar.

RUSHRush é um filme de 2013 baseado em factos reais. A Fórmula 1 é um desporto que não para todos. É necessário ser-se ousado, confiante e destemido. Com corridas de velocidades não se brinca, além disso este é um desporto muito caro. Rush foi baseado na rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda. Mas no filme é Chris Hemsworth e Daniel Bruhl que encaram os protagonistas.

rockyA aventura deste filme começou em 1976. Rocky originou ainda mais cinco filmes. Todos com a história do mesmo homem, e com Sylvester Stallone no papel principal. Este é um desporto de homens, músculo, sangue e suor, muito suor. O pugilismo ou boxe é um desporto que é necessário bater e levar que também faz parte. Em rounds é escolhido o campeão, aquele que ficar de pé no fim.

karate-kid-03806Outro clássico do cinema que começou em 1984. Karate Kid, explora isso mesmo o Karaté, desporto que teve a sua origem na Índia, mas que rapidamente se glorificou na China. Um mestre de artes marciais ensina um jovem bully a respeitar as regras marciais, mostrando que é muito mais do que luta. Quem não se lembra do Mr. Myagi?

invictus_2009_1Em 2009 surgiu o filme Invictus com Morgan Freeman e Matt Damon a liderar o protagonismo. Baseado em factos verídicos da história de África do Sul, Nelson Mandela como Presidente, idealiza um acto de coragem para unir o país pós-apartheid. A sua decisão é simples – tem como objectivo que a equipa nacional de rugby ganhe em 1995 o Campeonato Mundial.

foxcatcher-1Foxcatcher é recente e esteve nomeado para os Oscars. Filme baseado numa história verdadeira sobre o Wrestling, com Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo. Neste desporto a luta corpo a corpo é necessária. Um multimilionário, John E. du Pont, que treina uma das equipas mais ambiciosas em 1988, para os jogos em Seul. No entanto o treino é rígido, e não é fácil ser o vencedor.

coatch catcherCoach Carter (2005) é um filme com Samuel L. Jackson no principal papel. O basquetebol é um desporto coletivo, onde é necessário drible, passe, e saltos em altura. Esta película tem como espaço uma escola secundária e Ken Carter, o treinador, não vai facilitar a sua equipa.

goalthedreambeginspicO futebol  é um desporto bem conhecido dos portugueses. Em 2005 foi lançado o filme O Golo. O talentoso miúdo Santiago Munez vê a sua vida mudar quando é escolhido para integrar numa equipa profissional de futebol. Nos relvados, com a bola nos pés tem como objectivo marcar golos para a vitória da sua equipa. Deixou de jogar com paixão e passou a fazê-lo pela fama.

moneyball-still03Moneyball (2011) é liderado por Brad Pitt. Neste filme aborda a liderança de uma equipa de basebol ou futebol americano. Este desporto não é jogado na Europa, e para ser sincera apesar de já ter assistido a vários filmes do género, ainda não entendo bem as suas regras de jogabilidade. Moneyball foi também um filme baseado em factos verídicos, sobre Billy Beane o manager que pretende contratar novos jogadores.

Os Reis de Dogtown (2005) é um filme baseado numa história verdadeira sobre num grupo de amigos que vivam ao máximo a adrenalina do dia-a-dia. A ação decorre entre os anos 70 e vivem para os desportos: surf e skating. Foram inovadores em criarem manobras alucinantes e muitas vezes colocavam a própria vida em perigo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s