O que não sabias sobre....

O que não sabias sobre…Música no Coração

A comemorar 50 anos este ano, do seu lançamento o filme “Música no Coração” (Sound of Music) de 1965, apesar de ser um musical, tornou-se num sucesso iminente em todo o mundo. Com um grupo de jovens atores, ensinando que devemos cantar aquilo que nos vai na alma, para nos sentirmos mais felizes. O filme começou com pouco orçamento, mas tornou-se bem rentável, estas são algumas curiosidades sobre o filme que inspirou gerações e que volta e meia repete na RTP2.

A atriz Julie Andrews no início não aceitou o papel de Maria von Trapp para o filme? Isto porque no ano anterior já tinha participado no clássico da Disney “Mary Poppins” e considerava o papel muito idêntico. Mas lá acabou por aceitar.

O ator Christopher Plummer detestou participar no filme, mas não nega que foi o empurrão que necessitava para alcançar a fama que conseguiu.

Inconsolável por estar a fazer o filme, no hotel Christopher Plummer não parava de comer, acabando por engordar. Também a pequena Kym Karath (Gretl), aumentou o peso. Na altura de filmar a cena em que Plummer a carrega às costas, este insistiu por um duplo mais leve.

A canção de amor “Something Good” foi filmada nos últimos dias. Os atores estavam exaustos devido à pressa nas filmagens. As lâmpadas utilizadas nessa cena, faziam um barulho bastante audível do qual parecia uma pessoa com flatulência. Andrews teve logo um ataque de riso do qual contagiou Plummer. Por muito que filmassem os atores não paravam de rir, até que o realizador teve a ideia de apenas filmar a silhueta dos atores, não vendo os rostos destes, Esta ainda hoje é das cenas mais marcantes do cinema.

Música no Coração” foi um sucesso em todo o mundo. Na China é dos musicais mais conhecidos, foi dos cinco filmes autorizados pelo líder máximo Mao. Já na Coreia do Sul, algumas salas de cinema exibiam 4 a 5 vezes por dia. Na tentativa de o exibir ainda mais vezes, em Seul o filme foi diminuído…em que as partes musicais foram cortadas.

Música no Coração” seria o primeiro filme escolhido a ser exibido no canal BBC, após um ataque nuclear, com o objectivo de levantar a moral aos sobreviventes.

O ator Nicholas Hammond com 13 anos, que intrepretava Friedrich, cresceu 12 centímetros, tal obrigou-o a gravar várias cenas descalço. Já a atriz Charmain Carr, com 21 anos, que desempenhava a irmã mais velha Liesl, tinha de ficar em cima de caixas, para dar continuidade.

Na cena inicial em que Maria aparece a cantar nos Alpes não foi fácil assim de gravar. O vento era provocado por um helicóptero que estava a sobrevoar a zona, mas Julie Andrews estava sempre a ser derrubada pelo mesmo. Como o aluguer do veículo era muito caro, após filmada a cena necessária da música o helicóptero partiu para outra zona da Suiça, para ser utilizado noutro filme.

O filme foi baseado na história real de Maria von Trapp, uma freira que vai cuidar de crianças. Da vida real passou para o livro e do livro para o cinema. Alguns elementos do cast conheceram o último membro a família von Trapp, que faleceu com 99 anos .

As filmagens era apenas para decorrer durante seis semanas, a partir de Abril de 1964. Mas ninguém antecipou as fortes chuvas de Salzburgo, na Áustria. As filmagens arrastaram-se durante 11 semanas.

Anúncios

2 thoughts on “O que não sabias sobre…Música no Coração”

  1. Numa das fotos acima, diz :” Alguns elementos do cast conheceram a verdadeira Maria”,. No entanto a Maria que está na foto, não é a Maria Augusta Von Trapp, ( baronesa Von Trapp), interpretada no filme por Julie Andrews, mas sim a sua filha que faleceu em 2014 com 99 anos.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s