Listas

A Culinária como pano de fundo

A Fox Life vai estrear um programa unicamente nacional, apresentado por Cláudia Semedo e com a participação do Chef Alexandre Silva. “Guerra dos Pratos” vai estrear no dia 25 de Setembro e vai apresentar-se como um concurso de gastronomia tradicional e regional portuguesa. Como convidados especiais destacam-se: Filipa Vacondeus, Filipa Gomes, Nuno Queiroz Ribeiro, Frederico Guerreiro, Bertílio Gomes, Miguel Laffan, Álvaro Lopes, entre muitos outros chefs portugueses. Mas não pense que este programa vai estar apenas por uma zona, não. “Guerra dos Pratos” vai viajar por todo o Portugal, em que cada episódio é gravado numa Pousada de Portugal: Guimarães, Viana do Castelo, Lisboa, Viseu, Porto, Madeira, Açores, são alguns dos locais escolhidos. Este programa tipicamente português, pretende mostrar o que de melhor há no nosso país. Uma viagem completamente gastronómica que não vai querer perder!

Esta notícia serve de introdução para a minha próxima lista. Pratos espectaculares e comida de fazer babar é também o mote para alguns filmes. Tendo a culinária como tema principal estes são alguns filmes com comida. Ora vejam:

 

Sem Reservas

No-Reservations-movies-8692393-2560-1701

Filme de 2007 e protagonizado por Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart, temos a história de dois chefs de cozinha que disputam o mérito no mesmo restaurante. Com receitas onde não apenas o sabor, mas também a aparência são contabilizados, encontramos uma história de rivalidade, mas também de romance.

 

Chocolate

chocolatEm 2000, Johnny Depp e Juliette Binoche protagonizavam um drama onde duas pessoas de mundos diferentes se juntam por algo em comum, o chocolate. Esse doce alimento que pode levar à paixão trás sempre consigo os melhores benefícios. E um quadradinho de chocolate por dia dá saúde e alegria.

 

Chovem Almôndegas

mayor-happy-with-three-bu_4b60197520d38-pNeste filme de animação, tudo é possível, mesmo chover comida. Um cientista que nunca ninguém o levou a sério, desde miúdo, decide criar uma máquina inovadora. Um máquina que faz cair do céu todos os alimentos já confeccionados. Mas o que pareceu ser uma ideia inteligente, depressa se transforma numa confusão. Acreditem ver este filme dá apetite.

 

Simplesmente Irresistível

Sarah Michelle Gellar é a atriz principal deste filme de 1999. Nesta comédia romântica Amanda, apaixonada por Tom que não tem tempo para notar nela, descobre que consegue colocar os seus sentimentos na comida e transmiti-los para quem a come. Tarefa que não será fácil de controlar e dar a conhecer aquele que ama. Neste filme descobre-se como a comida pode juntar as pessoas.

 

Julie e Julia

julia6

Neste filme de 2009, com Meryl Streep e Amy Adams, seguimos a história verídica de Julia Child famosa autora de livros de culinária norte-americana, e também apresentadora de televisão e de Julie Child uma jovem que decide como desafio cozinhar as 524 receitas da autora e publica-las no seu blog. Uma história dupla que nos vai fazer inspirar.

 

Ratatouille


A história da Disney que tem como plano de fundo a cozinha francesa, o protagonista desta história não é um humano, mas sim um rato, que tem como sonho abrir o seu próprio restaurante. Tarefa que tem tudo para não se concretizar, mas com a sua vontade e determinação aliados com o seu gosto apurado vai conseguir.

 

Comer, Orar, Amar

Neste filme de Julia Roberts, baseado no livro best-seller com o mesmo nome, levamos-nos a ter uma viagem inspirada. Era o que precisávamos todos de fazer um dia, um género de retiro pessoal. Comer boa comida, e experimentar óptimos pratos das regiões por onde passamos, meditar num local tranquilo e ter tempo para amar completamente. Ora o local escolhido para comer não podia ter sido melhor, em Itália onde viva a pizza e a massa.

 

Charlie e a Fábrica de Chocolate

the-chocolate-factory_72421-1920x1200

Este filme já conta com um remake, realizado por Tim Burton. Na mais famosa fábrica de guloseimas, apenas poucos tem o privilégio de lá entrar, aqueles que receberam o bilhete dourado tem essa oportunidade. Mas a fábrica tem o poder de mudar as pessoas e fazer descobrir quais os nossos maiores defeitos. Qualquer pessoa deliciava-se por lá estar, onde tudo, mas mesmo tudo é comestível, e onde até um rio de chocolate existe.

 

A Viagem dos Cem Passos

Neste filme acabado de estrear, juntamos duas óptimas cozinhas: a francesa e a indiana. Numa mistura de paladares percebemos como cada cultura tem sempre a especiaria certa. Helen Mirren é a protagonista desta história onde a comida faz mudar corações.

 

Como água para chocolate


Neste filme mexicano de 1992, inspirado no livro best-seller com o mesmo nome, deixamo-nos envolver com a história dramática de Tita, proibida de estar com o homem que ama, pela sua mãe, que como filha mais nova tem de tomar conta dela. Tita ainda vê o desgosto do casamento do seu amado com a sua irmã. Mas descobre a paixão por cozinhar. Mas com o poder especial, todas as suas emoções s~~ao transmitidas pela comida, se Tita chora, quem provar do seu prato também chora, e Tita estiver feliz, quem provar a sua especialidade, feliz também fica. Mas será que Tita algum dia vai ser feliz?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s