Crítica

Crítica: A rapariga que roubava livros

1c20f0cc088843aed0ac80471e878be9

A rapariga que roubava livros ou em título original The Book Thief é um filme de 2013, realizado por Brian Percival, com as participações de Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma menina é levada para um lar adotivo onde encontra consolo roubando livros e partilhando-os com outras pessoas. (Fonte: CinemaGate).

maxresdefault

Muitos são os filmes que retratam o tempo da Segunda Guerra Mundial e de como era a tirania de Hitler na época, nesta película baseada no livro de Markus Zusak conta a experiência da fictícia Liesel, uma jovem menina que sofreu com a morte do irmão e o abandono da sua mãe numa família adoptiva. No entanto em épocas difíceis gostou da sua nova família, principalmente do seu pai adoptivo que ajudou a jovem a ultrapassar a dificuldade a ler e a fez acreditar no poder das palavras. Ganhou amizades, o veloz menino de cabelo amarelo como o limão que sempre a ajudou. Em tempos complicados como estes era crime punível ajudar judeus, mas Liesel guardou com o máximo secretismo a verdade de que escondia um judeu na cave. Judeu esse que estava privado de sair e ver a luz do sol e que pediu a Liesel que o ajudasse a descrever o dia. Foi graças a esse pedido que a jovem começou a apaixonar-se completamente pelas palavras e os seus significados. Roubava livros às escondidas para alimentar o seu conhecimento.

ap_the_book_thief_kb_131107_16x9_608

Este filme que tem a morte como narradora, tinha todos os indícios para ser dos filmes favoritos da Academia dos Oscars,  no entanto apenas ficou nomeada para melhor banda sonora, composta por John Williams. Tal não aconteceu devido ao argumento cliché e banal, pois toda a história já tinha um final previsível, no entanto bonito. Esta obra em que assistimos ao lado inocente e confiante das crianças da época que não estavam bem informadas sobre a realidade temporal, transmite uma sensação mais inconsciente desta época. Apesar do dramatismo do filme, gostei da interpretação da jovem  Sophie Nélisse que ainda é nova nestas andanças. O Blog atribui 3 estrelas em 5.

golden_star2golden_star2golden_star2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s