Listas

De best-sellers a filmes de sucesso…

Inúmeros são os filmes inspirados em obras literárias que foram consideradas de best-sellers. Afinal são histórias que fascinam o leitor e que também podem influenciar o espectador positivamente. Além disso um autor que veja o seu filme em exibição nos cinemas, sente uma enorme satisfação por chegar onde chegou. Porém nem todos os casos são um sucesso, mas isso é outra história. Agora vamos apenas focar-nos em histórias de êxito literal e cinematográfico.

 

Harry Potter

HARRY POTTER AND THE DEATHLY HALLOWS – PART 2Só podia começar com a saga Harry Potter, escrita pelas mãos de J. K. Rowling. Foi através do seu primeiro livro, escrito em 1997, Harry Potter e a Pedra Filosofal que Rowling alcançou a fama mundial e se tornou milionária. Mas inicialmente foram tempos difíceis para a escritora, pois nenhuma editora aceitava os seus livro, dos quais que contava um conjunto de aventuras de um jovem que descobriu que era feiticeiro, e ia estudar para a Escola de Magia e de Feitiçaria em Hogwarts. O sucesso foi imenso que em 2001 surge o primeiro filme e mais sete lhe seguiram. Os filmes foram todos filmados na Grã-Bretanha, tendo como participação atores somente habitantes do país, como protagonistas temos os jovens: Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger). J. K. Rowling completou a sua colecção em 2007, contendo num total de 7 livros envolvendo a história de Harry Potter: Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), Harry Potter e a Câmara de Segredos (1998); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000); Harry Potter e a Ordem de Fénix (2003); Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2005) e o último Harry Potter e os Talismãs da Morte (2007). Além do possuir uma fantástica história, os livros de Harry Potter incentivaram muitos miúdos e graúdos a apreciar o prazer de ler.

 

Senhor dos Anéis

Senhor dos Anéis (Lord of the Rings) é uma fantástica obra escrita por J. R. R. Tolkien. Foi escrita durante 1937 e 1949, durante a Segunda Guerra Mundial. Senhor dos Anéis vem em consequência do primeiro livro, Hobbit, que mais tarde foi desenvolvido para uma história maior. Este é considerado uma das obras literárias mais populares do século XX, onde já foram vendidos mais de 160 milhões de cópias. Toda a história surgiu pela imaginação de Tolkien, onde a acção decorre num tempo e espaço que não é real, na Terceira Era da Terra Média, onde até a própria linguagem foi pensada pelo autor. Neste novo mundo vivem humanos, elfos, orcs, juntamente com hobbits e mais seres místicos. A história centra-se num anel que tem um enorme poder, mas tem que ser destruído, custe o que custar. O primeiro filme foi lançado em 2001, Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel, o segundo Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), em 2003 foi lançado o Senhor dos Anéis: Regresso do Rei, actualmente estão em pós-produção do filme baseado no primeiro livro The Hobbit: Unexpected Journey. Todos realizados por Peter Jackson. Os filmes superaram as expectativas e alcançaram o sucesso à escala mundial, considerado como uma das melhores obras de sempre e um dos melhores filmes de sempre.

 

Entrevista com o Vampiro

Exibido em 1994, foi um filme de grande sucesso da década de 90. Contando com um forte leque de atores com Tom Cruise no papel principal, Brad Pitt e Antonio Banderas.  O livro foi escrito por Anne Rice em 1976, e está presente na colecção Crónicas Vampirescas, contém dez livros, o último foi lançado em 2003. A história inicia-se com o relato de Louis, quando um jovem repórter o entrevista. Louis conta a sua vida antes de se tornar vampiro, descreve na perfeição como foi transformado e como conheceu Lestat, um vampiro já com muitos anos, a partir daí, toda a sua vida mudou. Principalmente no livro existem muitas teorias e pensamentos sobre a imortalidade, a vida depois da morte, as reflexões sobre o passado e arrependimento. Num total de 340 páginas Anne Rice desenrolou um limiar de aventuras por aqueles que vagueiam no Mundo pela Imortalidade, passado décadas atrás de décadas, explorando os seres da noite, os vampiros. Esta escritora escrever particularmente sobre histórias de terror.

 

Notebook

The Notebook (Diário da nossa Paixão), foi lançado em 1996, pelo escritor Nicholas Sparks. O sucesso alcançou o seu apogeu com o filme em 2004 contando a presença dos atores Ryan Gosling e Rachel MacAdams. Como todos os livros de Nicholas Sparks sem excepção, esta história retrata um romance,  neste caso entre dois jovens: Noah e Allie. Ela é uma menina rica, com a sua vida planeada, ele por outro lado é um jovem sem estudos, sem emprego e sem futuro. A história desenrola-se na Carolina do Norte, nos anos 40. Proibindo o namoro com Noah, os pais de Allie, obrigam-na  a mudarem-se juntamente com estes para a cidade. Os anos passam, e com o tempo Noah, que esteve na guerra e Allie que está prestes a casar acabam por esquecer-se um do outro. Mas grandes momentos dificilmente se apagam e tudo muda quando voltam a encontrar-se. A história é narrada por um velho homem, que lê de um caderno esta linda história de amor, à sua mulher que está num lar de idosos. É de relembrar que mais sete livros do escritor Nicholas Sparks foram lançados para o cinema, devido ao sucesso das suas histórias de amor.

 

Estranho caso de Benjamin Button

O Estranho Caso de Benjamin Button foi um filme lançado em 2008  e também um conto homónimo do escritor mundialmente conhecido F. Scott Fitzgerald, inserido no livro Tales of the Jazz Age, foi editado em 1921. A história centra-se no ano de 1918 e em Benjamin Button, que nasce com uma particularidade, uma aparência envelhecida. Pensado que era um monstro, o seu pai abandona-o num lar de idosos. Mas Ben vai aprendendo que conforme os anos vão passando, vai-se tornando cada vez mais jovem. Durante a sua infância conhece Daisy, o amor da sua vida. Button vai compreendendo que ficar cada vez mais novo nem sempre é agradável, pois vê todos aqueles que ama cada vez ficarem mais velhos. Um elenco de luxo que tem a presença de Brad Pitt e Cate Blanchett. Esta película conseguiu receber 13 nomeações para os Óscares, incluindo o de melhor filme.

 

Expiação

Expiação (Atonement) está na lista dos 100 livros mais lidos do Mundo e em 2007, teve direito à sua adaptação cinematográfica. No filme estão presentes James McAvoy (X-Men Origins) e Keira Knightley (Piratas das Caraíbas) nos principais papéis. Em 2008 conseguiu o Globo de Ouro de melhor filme dramático. Mas toda a história tem um criador, Expiação foi baseada na obra homónima de Ian McEwan, escrita em 2001. Brionny Tallis é uma menina com 13 anos, na Inglaterra de 1935, que ao ver uma atracção entre a sua irmã mais velha, Cecilia, com o filho de um antigo empregado da casa, Robbie Turner, conta uma mentira que vai mudar as suas vidas para sempre. Acusando-o injustamente de abusar da sua prima, Lola, desta forma Robbie é obrigado a dua opções: ficar preso ou então alistar-se ao exército da Segunda Guerra Mundial. Esta é uma história de sentimento de culpa, arrependimento e esperança.

 

O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo foi escrito pelo aclamado Alexandre Dumas. É uma grande obra da literatura francesa e depois mundial, que foi concluída em 1844. Esta juntamente com os Três Mosqueteiros (também registado no cinema com muitas adaptações) é considerada uma das grandes obras de sempre. O livro conta a história de um marinheiro Edmond Dantés que foi preso injustamente. Na prisão conhece um clérigo, por quem se torna amigo. Quando o clérigo morre, Edmond consegue escapar da prisão e herda uma misteriosa fortuna. Agora em condições favoráveis Dantés poderá vingar-se de todos aqueles que o condenaram à cadeia. Muitas são as adaptações cinematográficas desta obra, a primeira foi em 1918 e a última, representada na imagem foi exibida em 2002, com Jim Caviezel como Edmond Dantés. “Um romance do Destino. Vítima e vingador, Edmond Dantès, o personagem central, encarna ele próprio, o destino. A história de um homem bom a quem roubam a liberdade e o amor. No cativeiro trava amizade com o abade Faria, que lhe oferece ajuda para a fuga. Um homem que regressará coberto de riquezas, vingador impiedoso, para além de toda a lei humana ou divina”, assim afirma Alexandre Dumas no início do livro.

 

Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito é uma história intemporal, apesar de ter sido escrita em 1797, por Jane Austen, mas apenas conseguiu ser lançado em 1813. Actualmente calcula-se que já vendeu cerca de 20 milhões de cópias em todo o mundo. A história centra-se na família Bennet, que tem cinco filhas. A personagem principal é Elizabeth Bennet, (segunda irmã mais velha) que vive problemas relacionados à educação, cultura, moral, ética e sobre o casamento, numa sociedade aristocrática no início do século XIX, na Inglaterra. Apesar de viver estes conflitos da época em que vive Elizabeth é enganada sobre a sua primeira impressão que tem sobre um novo habitante, no seu meio rural, o seu nome é Sr. Darcy. Que mais tarde vai-se sentir atraído pela jovem teimosa, mas sincera Lizzy Bennet. Quanto ao filme, foi terminado em 2005 e conseguiu nomeação para o Óscar. A autora escreveu outro livro de sucesso, também adaptado ao cinema, Bom-senso e Sensibilidade é o seu nome, também considerado uma obra intemporal de sucesso mundial.

 

Romeu e Julieta

Quem não conhece a história de amor proibido entre Julieta Capuleto e Romeu Montecchino? Pois bem, a história já ronda por aí desde 1591, e foi o escrita por William Shakespeare. Esta é uma obra que embora uma tragédia, pois envolve a morte de dois jovens apaixonados, que uniu as suas famílias que outrora estavam em pé de guerra. Este é um conto mundialmente famoso por todos nós, e já teve diferentes adaptações tanto no teatro, como no cinema, televisão, fotografia, escultura, música, pintura, enfim passou por todas as artes. Apesar disso o filme mais conhecido do casal apaixonado surgiu em 1996 interpretado por Claire Danes como Julieta e Leonardo DiCaprio como o jovem Romeu. O filme esteve nomeado para os Óscares. Deixando rivalidades à parte esta história é capaz de fazer qualquer um apaixonar-se.

 

O Código Da Vinci

O Código da Vinci foi escrito por Dan Brown, um autor norte-americano e publicado em 2003. É um best-seller mundial e caracterizado como o décimo primeiro livro mais lido do mundo, com 40 milhões de cópias vendidas. Este livro quando foi lançado causou polémica, pois questionava a divindade Jesus Cristo. A história do livro desenrola-se através da morte de Jacques Saunière, protector do Museu Louvre. Sophie Neveu é neta do falecido e também criptóloga da Polícia Judiciária Francesa, deparada com um cenário arrebatador na cena do crime, decide chamar por Robert Langdon. Este é um respeitado professor universitário que estuda simbologia religiosa, a sua representatividade e importância na humanidade atual.  Juntos vão conseguir desvendar pistas baseadas do passado da história mundial, para descobrirem quem assassinou Jacques. O filme surgiu em 2006 e tem Tom Hanks no principal papel.

Anúncios

0 thoughts on “De best-sellers a filmes de sucesso…”

  1. Gosto de todos, sejam livros ou filmes. Mas,é claro que é sempre melhor ler o livro, na minha opinião.
    Apesar de gostar de todos, os meus preferidos são Harry Potter e o Senhor dos Anéis.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s